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Manual-ROTA
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Manual-ROTA
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1- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4- Realizar resgates de pessoas sequestradas
5- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas.
6- Realizar operações para impedir rachas.
-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior.
-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
-Para realizar o item 3, é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
-Não é necessária permissão para o item 4, todos que estiverem online tem que ir, só é permitido ir sozinho um major ou lider, dependendo da ocasião.
-Para realizar o item 5, é necessário organização de um major ou superior.
-Para realizar o item 6, é necessário organização do cargo mais alto online.
A ronda é sempre realizada em dupla. A dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais.
Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.
O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar "/m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUP", caso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles
deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração.
Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja , à pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.
Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.
O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no minimo em duplas ou mais, porém, não é proibido caçar sozinho, só não é recomendável e só cacem se não tiver outra alternativa, pois se o ROTA estiver sozinho, ele é um alvo fácil para sequestros e assaltos, o detetive deve dirigir, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando
o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCÊ É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas, e diga para que entre no carro, conte até 15 para ele entrar, caso ele não entre pode abrir fogo, se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo para a HQ pra ser preso, caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto. (PODE ALGEMAR FORA DO VEICULO TAMBÉM)
OBS : Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render, pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança, mas se com a chegada da ROTA o suspeito já der logo /handsup, não atirem, conte até 15 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem, se isso não acontecer pode abrir fogo.
Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTA cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca dê /su, só se for em civil e hitman. Em caso de território, apenas utilize /tr após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá
receber um aviso /m CIVIS SAIAM DO LOCAL . Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da seu dupla, e sempre atire em quem dispare contra o seu dupla.
Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos territórios pois é área de grandes conflitos, em operação não é lugar para pessoas conversarem, ou ficarem de passagem. Quanto as gangues que entrarem no território durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em tr, pois um minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
Essa operações são em casos especiais, quando pessoas organizam rachas no aeroporto de San Fierro, o que é proibido no local, a policia tem que intervir e retirar os corredores do local. Antes de chegar no aeroporto deve ser mandado um /GOV ROTA IMPEDE RACHAS NO AERO DE SAN FIERRO( Ou em qualquer outro lugar), para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local, quando a ROTA chegar no aeroporto quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.
Depois que estiver limpo dentro do aeroporto os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais, só será permitida a entrada a pé, pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local, insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.
Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aeroporto, pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
Quando houver conhecimento que está acontecendo um sequestro, imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate, largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir, um detetive nivel 5 de preferência será o motorista, se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro assim os outros se dividem em números iguais nos carros, a primeira coisa que o motorista faz é localizar o refém e ir atras utilizando o /procurar, enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém, nos casos de sequestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais, pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo, os membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado, a partir daí sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.
Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente, geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma, então a estratégia para abater o sequestrador e deixar o refém vivo não pode falhar. Em todos os casos de sequestro nunca deixe o refém morrer. Logo quando anunciar o sequestro olhe o id do sequestrador e dê /su sequestro , no meio do sequestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cumplice. Lembrando que os sequestros devem ser organizados por cargo 3 ou +, e não pode nunca ir sozinho nesses casos, a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo
pois para ir sozinho no sequestro só em casos isolados, para estratégias mais detalhadas sobre sequestros leiam o manual avançados, que é importante para se tornar um sargento da ROTA
OBS: O manual avançado da ROTA DE LOS SANTOS, está sendo produzido.
Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
Shotgun- as vezes pode ser substituir a eagle, mas dexa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e
inimigos. Ou contra veículos.
M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação
de no mínimo 3/2 de rotams e gangsters.
Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculos para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos
antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
*TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga
*Vandalismo- agressão física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial.
*Sequestro- Caso o sequestrador não seja de uma org terrorista.
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cumplice- caso um suspeito seja cumplice se fuga ou sequestro.
*Ajuste- por dm ou desacato policial quando estiver na cela.
*Roubo- caso alguem roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo,só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver portanto drogas.(só utilizado em ronda )
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais.(só utilizado em ronda )
Desacato: Vai de 15 a 40 minutos,dependendo do nível do desacato.Fiança ? Não
Fuga: 10 Minutos, Fiança? Não
Vandalismo: 5 Minutos, Fiança? sim - 5.000 $
Tentativa de Homicídio (TH): 18 Minutos, Fiança? Sim – 10.000$
Drogas ou materiais : 15 Minutos, Fiança? Sim – 5.000$
Sequestro: (Se raptarem o sequestrador): 25 Minutos, Fiança? Sim – 5.000$
Roubo: 15 minutos: Fiança? Sim 5.000$
Cúmplice: 15 minutos: Fiança? sim 5.000$
Invasão: 15 minutos: Fiança? sim 5.000$
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
Leve-o para a HQ ROTA e prenda-o conforme as penalidades.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
Cargo 1 - RECRUTA na ROTA não existe agentes, pois pessoas para entrar na ROTA já devem ser melhor naquilo que fazem, não é atoa que somos uma divisão de elite.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de sequestros apenas junto a um cargo 3 ou superior
para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o lider fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr, organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado
que demostrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer
nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demostrar trabalho pois sua promoção leva a ser
um dos cargos mais importantes da ROTA que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTA,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,
pois um major já sabe tudo que deve ser feito.
Sub Líder 44 e 55 - Esses dois são os homens de confiança do líder,eles lideram a ROTA quando o líder está ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de
muita responsabilidade e continuar demostrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses será o escolhido para assumir a liderança da ROTA,porém nunca
chegue nesse cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu líder a melhorar sempre a org.Os sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que
seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-líder.
A ROTA é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no forum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo e seja um cilvil desarmado, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
3- Não ataque orgs que atacaram a ROTA por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTA, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTA xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no fórum.
MANUAL DA ORDEM UNIDA DA ROTA
A Ordem Unida é uma atividade à prática da Chefia e Liderança e a criação de reflexos da disciplina. É a forma mais elementar de iniciação do militar na prática do comando, proporcionando os homens os meios de se apresentarem e se deslocarem em perfeita ordem, harmonia, e de desenvolverem o sentimento de coesão e os reflexos da obediência, construindo uma escola de disciplina que possibilitará que a tropa se apresente em deslocamento com aspecto enérgico e marcial, servindo ainda como treinamento de graduados no comando da tropa.
Através da Ordem Unida, a tropa evidencia claramente os índices de eficiência.
Formação
É a disposição regular dos elementos de uma tropa em linha.
Após dado o comando “Formação” no /r pelo superior, todos os membros devem imediatamente se deslocar para a HQ ROTA e posicionando-se em
fila de frente para o superior.,
O R.O.T.A em fila não deve portar armas.
Devem permanecer em silencio até segunda ordem.
O R.O.T.A Que chegar atrasado deve pedir permissão através do /r para se juntar a tropa.
Ordens
As ordens serão dadas pelo Delegado ou um dos Majores. Cargos inferiores aos citados só estarão à frente da tropa com a permissão de um superior.
Apresentar Armas:
Após o comando, todos os R.O.T.A em fila devem apresentar sua arma “M4“ e ficar em posição
Em Forma:
Com a “M4” em mãos, o R.O.T.A devem ficar em posição
Descansar:
Comando dado somente após a ordem “Em Forma”. Dado a ordem Descansar, o R.O.T.A devem ficar em posição portando em mãos a arma Desert Eagle.
Passo a frente:
Comando executado de forma individual pelo R.O.T.A, que quando for citado pelo superior deve dar um passo a frente, sem armas em mãos, e digitar /g Cargo Nick se apresentando.
Está ordem deve ser utilizada para passar informações ou funções para um membro especifico.
Toda ou qual quer informação que seja de interesse de toda a tropa deve ser passada de forma organizada, em fila.
Antes das Operações, Blitz, e outros trabalhos, os comandos de ordem unida devem ser utilizados e as informações sobre a missão passadas pelo superior.
- Nunca interfira na área de outros policiais se eles não pedir reforço Punição: Rebaixamento ou demissão.
- Nunca fale com suspeitos com ofensas/xingamentos - Punição: Rebaixamento ou demissão.
- Não patrulhar com carro civis, apenas viaturas - Punição: Demissão
- Não usar o /m(megafone) para coisas que não sejam do serviço - Punição: Advertência.
- Nunca viole esses e as regras do servidor - Punição: Demissão
- Nunca liberar bandidos por serem ‘amigos’ - Punição: Demissão
- Nunca se envolva com traficantes - Punição: Demissão
- Manter os carros sempre abastecidos e estacionados somente na HQ - Punição: Advertência ou demissão.
- Não matar suspeitos sem dá /su em todos, mesmo que custe a sua vida - Punição: Advertência ou demissão.
- Obedecer e respeitar os superiores e sempre responder no rádio quando solicitado - Punição: Advertência
- Nunca sair em OPERAÇÃO sem autorização de um cargo 4+ - Punição: Advertência ou demissão.
- Sempre dá cobertura aos companheiros e ajudar mesmo que custe a sua vida - Punição: Advertência ou demissão.
- Somente agir em sequestros acompanhado de um cargo 3+ - Punição: Advertência ou demissão.
- Obedecer pedidos do Prefeito para segurança em eventos propostos pelo mesmo - Punição: Advertência ou demissão.
- Somente deixar a viatura estacionada fora da HQ em caso de perseguição a pé - Punição: Advertência ou demissão.
- Não limpar fichas sem autorização de um LIDER - Punição: Advertência ou demissão.
- Nunca dê mais que um /su - Punição: Advertência ou demissão.
- Nunca apreender armas em combate - Punição: Demissão.
- Nunca imobilizar em combate - Punição: Demissão
- Não invente tipos de /su - Punição: Advertência ou demissão.
- Sempre ir em pedidos de reforço, não deve ir somente quando está em perseguição ativa - Punição: Advertência ou demissão.
- Nunca RONDAR sozinho, Somente acompanhado por um colega da ROTA - Punição: Advertência ou demissão.
- Servir a ROTA de acordo com a função de seu cargo na ROTA - Punição: Demissão.
- Somente o cargo 4+ pode organizar operações - Punição: Demissão.
[1]Recruta ROTA:
Cuida da HQ, dos presos , e ainda está em testes sendo avaliado pelo Líder e sub-líder. Já participa dos Treinamentos.
[2]Soldado ROTA:
Verifica as fichas de suspeitos, também pode fazer rondas, pode dar voz de prisão, operações com autorização de um cargo 4+. Já parcitipa dos treinamentos.
[3]1º Tenente ROTA:
Faz operações e blitz. Organiza rondas e ajuda nos sequestros. Ajuda cargos [1] e [2].
[4]Major ROTA:
Já faz parte da elite da ROTA. Pode caçar suspeitos sozinho, e também pode organizar operações e blitz. Auxilia o Líder e Sub-Líder em tudo necessário. Também ajuda no treinamento.
[5]Sub-Lider ROTA:
Responsável em ajudar todos os outros cargos. Ele comanda todo tipo de operação/blitz, e comanda alguns treinamentos. Ele que comanda quando o líder está offline.
Código Q.
QRA Nome
QRB Qual sua distancia?
QRD Qual sua localizacao?
QRG Frequencia de operacao
QRI Tonalidade dos Sinais (de 1 a 5)
QRH Sua frequencia varia
QRK Inteligibilidade dos sinais (1 a 5)
QRL Estou ocupado. Nao Interfira. P/F
QRM Interferencia de outra estacao
QRN Interferencia estatica ou atmosferica
QRO Aumente a sua potencia
QRP Diminua a sua potencia
QRQ Manipule mais rapido
QRR S.O.S terrestre
QRS Manipule mais devagar
QRT Vou parar de transmitir
QRU Voce tem algo para mim?
QRV Estarei a sua disposicao
QRW Estacao "X" chame em ..... KHz/s
QRX Aguarde sua vez de transmitir
QRY Quando sera a minha vez de transmitir?
QRZ Quem chama-me?
QSA Intensidade dos sinais (de 1 a 5)
QSB Seu sinal varia
QSD Sua transmissao e defeituosa
QSJ Dinheiro
QSL Entendido10-4
QSM Repita a ultima mensagem
QSN Escutou-me
QSO ComunicadoContato
QSP Ponte, retransmicao de mensagem para outra estacao
QST Comunicado de Interesse geral
QSU Transmitir ou escutar em .....KHz/s
QSV Transmita uma serie de "V"
QSW Transmitirei nessa ou em outra frequencia?
QSX Escutarei sua chamada em ....... KHz/s
QSY Vou transmitir em outra frequencia
QSZ Devo transmitir cada palavra ou grupo?
QTA Anule a mensagem anterior
QTB Concordo com a sua contagem de palavras
QTC MensagemNoticia
QTH Local da Estacao
QTR Horas
QTX Sairei por tempo indeterminado
QUD Recebi seu sinal de urgencia
QUF Recebi seu sinal de perigo
QAP Permaneca na escuta
10-0 USO CUIDADO
01/10 Não é possível copiar - MUDANÇA DE LOCAL
02/10 bom sinal
03/10 interromper a transmissão
04/10 AGRADECIMENTO (OK)
05/10 RELAY
06/10 OCUPADO - ESPERA NÃO SER URGENTE
10-7 fora de serviço
08/10 NO SERVIÇO
09/10 REPEAT
10/10 LUTA EM ANDAMENTO
11/10 CÃO DE CASO
12/10 ESPERA
13/10 Informação Meteorológica - RELATÓRIO ROAD
14/10 RELATÓRIO PROWLER
15/10 perturbação da ordem pública
16/10 distúrbio doméstico
17/10 CONHEÇA QUEIXOSO
18/10 RAPIDAMENTE
19/10 RETURN TO
20/10 LOCALIZAÇÃO
21/10 TELEFONE
22/10 DESCASO
23/10 CHEGOU EM CENA
10-24 tarefa concluída
25/10 encontrar-se com ...
26/10 detentora assunto, EXPEDITE
27/10 MOTORISTAS DE INFORMAÇÃO DE LICENÇA
28/10 VEÍCULO INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO
29/10 VERIFICAR QUERIDO
30/10 uso desnecessário de RADIO
31/10 CRIME EM ANDAMENTO
10-32 homem com arma
10-33 EMERGÊNCIA
10-34 RIOT
10-35 MAJOR CRIME DE ALERTA
10-36 tempo correto
10-37 ( INVESTIGAR ) veículo suspeito
10-38 PARAGEM veículo suspeito
10-39 URGENTE - usar a luz , sirene
10-40 SILENT RUN - NO LUZ , sirene
10-41 INÍCIO TOUR OF DUTY
10-42 TÉRMINO TOUR OF DUTY
10-43 INFORMAÇÕES
10-44 permissão para sair . . . FOR. . .
10-45 ANIMAL CARCASS AT . . .
10-46 ASSIST MOTORISTA
10-47 EMERGÊNCIA ROAD REPAIR AT . . .
10-48 TRÁFEGO PADRÃO REPAIR AT . . .
10-49 SEMÁFOROS OUT AT . . .
10-50 ACIDENTE ( FATAL , LESÃO CORPORAL , danos à propriedade )
10-51 WRECKER NECESSÁRIO
10-52 AMBULÂNCIA NECESSÁRIO
10-53 estrada bloqueada AT . . .
10-54 GADO NA ESTRADA
10-55 DUI SUSPEITA
10-56 PEDESTRE INTOXICADO
10-57 Hit and Run ( FATAL , LESÃO CORPORAL , danos à propriedade )
10-58 tráfego direto
10-59 CONVOY OU ESCORT
10-60 SQUAD na vizinhança
10-61 ISOLADO AUTO DE MENSAGEM
10-62 Responder à mensagem
10-63 preparam para fazer ESCRITA COPY
10-64 MENSAGEM PARA ENTREGA LOCAL
10-65 NET mensagem de atribuição
10-66 mensagem de cancelamento
10-67 claro para NET MENSAGEM
INFORMAÇÕES 10-68 ENVIO
10-69 mensagem recebida
10-70 INCÊNDIO
10-71 ADVISE natureza do fogo
10-72 RELATÓRIO DE PROGRESSO NO FOGO
RELATÓRIO 10-73 FUMO
10-74 NEGATIVO
10-75 EM CONTACTO COM . . .
10-76 rota. . .
10-77 ETA ( chegada prevista TIME)
10-78 NECESSIDADE DE ASSISTÊNCIA
10-79 NOTIFICAR JUIZ
10-80 PERSEGUIÇÃO EM ANDAMENTO
10-81 bafômetro
10-82 Reserve Hospedagem
10-83 trabalho escolar XING AT . . .
10-84 se a reunião . . . ADVISE ETA
10-85 atrasado devido a . . .
10-86 DIRETOR / OPERADOR NO DEVER
10-87 PICKUP / DISTRIBUIR CHEQUES
10-88 PRESENTE número de telefone . . .
10-89 Ameaça de Bomba
10-90 BANCO DE ALARME EM . . .
10-91 PICK UP PRISIONEIRO / ASSUNTO
10-92 VEÍCULO ESTACIONADO IMPROPRIAMENTE
10-93 BLOQUEIO
10-94 DRAG RACING
10-95 PRISIONEIRO / ASSUNTO NA CUSTÓDIA
10-96 10-96 ASSUNTO MENTAL
10-97 CHECK ( TEST) SINAL
10-98 PRISÃO / Jail Break
10-99 QUIS / INDICAÇÃO ROUBADO
Gírias
Agua de Eloquencia Cachaça
Atras do toco So Ouvindo
Asa Dura Aviao
Anzol Policia rodoviaria
Anel Primo
Ana Maria (AM)
Acoplamento Reuniao
Bigodeira Interferencia
Baixa frequencia Telefonema
Barra Movel Veiculo
Barra Nautica Barco
Banheira Mar
Batente Trabalho
Bicorar Pedir pra falar
Break Pedir pra falar
Botina Amplificador de (RF)
Botina Branca Medico
Botina Preta Militar
Bailarina Caneta
Balaio Bagunça
Bruxa Ventania
Bobo Relogio
Bigode-a-metro Pessoalmente
Copiar Escutar
Capacete Sogro
Cha de urubu cafe
Cha de Piriquito Chimarrao, Mate
Canaleta Canal
Chapeu de Scack Telhado
Casa de Beijo Motel
Curto-circuito Briga
Cristalografia Familia
Cristal Esposa
Cristalina Filha
Cristaloide Filho
Carvao Esposo
Comer Barbante Esperar
Chuva Artificial Banho
Centelha Neto
Caixinha-Preta Radio Transmissor
Coruja Escuta
Carga Pesada Caminhao
Carga Pesada Bonequinha Onibus
Chucrutar Aumentar os canais
Dois metros Dormir
Espiras Dinheiro
Esparadrapo Irmao
Feijao Queimado Amante
Fio Maravilha (FM)
Feiticeiro Tecnico de radio
Fundo de poco Sinal Baixo, fraco
Gordurames Comida
Grega Viagem
Lilico Amplificador Linear
Loura Suada Cerveja
Levanta a Saia Baiana (LSB)
Lambari Estacao Fraca
Linha de 500 Telefonema
Munheca de *** Operador Novato
Modular Falar
Macaco Preto Telefone
Musiqueiro Radio
Mosca Branca Zona de Silencio
Orelha Visinho
Pe-de-pato Navio
Pitimbado Doente, quebrado
Portadora Transmicao sem fala
Papai Noel DENTEL
Pirambeira Sai, desaparacerer
Pipoca Afilhado
Pica_Pau Manipulador/Telegrafia
PX-Maior DEUS
Para-Raio Sogra
Primeiríssima Mae
Pe-de-borracha Carro
Pe-de-ferro Trem
Pe-de-sola A pe
Q T O Sanit rio
Perneta Colega
Roger Cambio, RR
Reco-reco nas costelas Abraço
Shack Local da estacao
Santiago Sinal
Trapissunga Aparelhagem
Turmalina Namorada
Tapete Branco Papel
Tapete Preto Asfalto
Tubarao Estacao Forte
Terezinha Vasconselos TV
Urubu sai de baixo (USB)
Vertical Conversa pessoal
Bom Pessoal antes de começarmos com o MANUAL, quero deixar bem claro que não sera tolerado qualquer discordancia com o mesmo, se estiver desde já te dou um concelho nem tente entrar para a ROTA!
O que um ROTA pode fazer?
1- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4- Realizar resgates de pessoas sequestradas
5- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas.
6- Realizar operações para impedir rachas.
-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior.
-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
-Para realizar o item 3, é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
-Não é necessária permissão para o item 4, todos que estiverem online tem que ir, só é permitido ir sozinho um major ou lider, dependendo da ocasião.
-Para realizar o item 5, é necessário organização de um major ou superior.
-Para realizar o item 6, é necessário organização do cargo mais alto online.
Procedimentos ROTA
1-RONDA
A ronda é sempre realizada em dupla. A dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais.
Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.
O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar "/m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUP", caso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles
deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração.
Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja , à pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.
Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.
O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
2-BUSCA DE PROCURADOS
Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no minimo em duplas ou mais, porém, não é proibido caçar sozinho, só não é recomendável e só cacem se não tiver outra alternativa, pois se o ROTA estiver sozinho, ele é um alvo fácil para sequestros e assaltos, o detetive deve dirigir, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando
o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCÊ É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas, e diga para que entre no carro, conte até 15 para ele entrar, caso ele não entre pode abrir fogo, se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo para a HQ pra ser preso, caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto. (PODE ALGEMAR FORA DO VEICULO TAMBÉM)
OBS : Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render, pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança, mas se com a chegada da ROTA o suspeito já der logo /handsup, não atirem, conte até 15 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem, se isso não acontecer pode abrir fogo.
3-RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS, AS CHAMADAS "OPERAÇÕES DE TERRITÓRIO".
Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTA cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca dê /su, só se for em civil e hitman. Em caso de território, apenas utilize /tr após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá
receber um aviso /m CIVIS SAIAM DO LOCAL . Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da seu dupla, e sempre atire em quem dispare contra o seu dupla.
Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos territórios pois é área de grandes conflitos, em operação não é lugar para pessoas conversarem, ou ficarem de passagem. Quanto as gangues que entrarem no território durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em tr, pois um minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
4- OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS
Essa operações são em casos especiais, quando pessoas organizam rachas no aeroporto de San Fierro, o que é proibido no local, a policia tem que intervir e retirar os corredores do local. Antes de chegar no aeroporto deve ser mandado um /GOV ROTA IMPEDE RACHAS NO AERO DE SAN FIERRO( Ou em qualquer outro lugar), para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local, quando a ROTA chegar no aeroporto quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.
Depois que estiver limpo dentro do aeroporto os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais, só será permitida a entrada a pé, pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local, insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.
Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aeroporto, pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
5- TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS.
Quando houver conhecimento que está acontecendo um sequestro, imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate, largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir, um detetive nivel 5 de preferência será o motorista, se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro assim os outros se dividem em números iguais nos carros, a primeira coisa que o motorista faz é localizar o refém e ir atras utilizando o /procurar, enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém, nos casos de sequestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais, pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo, os membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado, a partir daí sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.
Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente, geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma, então a estratégia para abater o sequestrador e deixar o refém vivo não pode falhar. Em todos os casos de sequestro nunca deixe o refém morrer. Logo quando anunciar o sequestro olhe o id do sequestrador e dê /su sequestro , no meio do sequestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cumplice. Lembrando que os sequestros devem ser organizados por cargo 3 ou +, e não pode nunca ir sozinho nesses casos, a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo
pois para ir sozinho no sequestro só em casos isolados, para estratégias mais detalhadas sobre sequestros leiam o manual avançados, que é importante para se tornar um sargento da ROTA
OBS: O manual avançado da ROTA DE LOS SANTOS, está sendo produzido.
Armamento:
Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
Shotgun- as vezes pode ser substituir a eagle, mas dexa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e
inimigos. Ou contra veículos.
M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação
de no mínimo 3/2 de rotams e gangsters.
Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculos para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos
antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
Crimes para se utilizar no /su:
*TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga
*Vandalismo- agressão física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial.
*Sequestro- Caso o sequestrador não seja de uma org terrorista.
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cumplice- caso um suspeito seja cumplice se fuga ou sequestro.
*Ajuste- por dm ou desacato policial quando estiver na cela.
*Roubo- caso alguem roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo,só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver portanto drogas.(só utilizado em ronda )
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais.(só utilizado em ronda )
Penalidades (caso o suspeito se renda)
Desacato: Vai de 15 a 40 minutos,dependendo do nível do desacato.Fiança ? Não
Fuga: 10 Minutos, Fiança? Não
Vandalismo: 5 Minutos, Fiança? sim - 5.000 $
Tentativa de Homicídio (TH): 18 Minutos, Fiança? Sim – 10.000$
Drogas ou materiais : 15 Minutos, Fiança? Sim – 5.000$
Sequestro: (Se raptarem o sequestrador): 25 Minutos, Fiança? Sim – 5.000$
Roubo: 15 minutos: Fiança? Sim 5.000$
Cúmplice: 15 minutos: Fiança? sim 5.000$
Invasão: 15 minutos: Fiança? sim 5.000$
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
Leve-o para a HQ ROTA e prenda-o conforme as penalidades.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
CARGOS:
Cargo 1 - RECRUTA na ROTA não existe agentes, pois pessoas para entrar na ROTA já devem ser melhor naquilo que fazem, não é atoa que somos uma divisão de elite.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de sequestros apenas junto a um cargo 3 ou superior
para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o lider fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr, organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado
que demostrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer
nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demostrar trabalho pois sua promoção leva a ser
um dos cargos mais importantes da ROTA que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTA,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,
pois um major já sabe tudo que deve ser feito.
Sub Líder 44 e 55 - Esses dois são os homens de confiança do líder,eles lideram a ROTA quando o líder está ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de
muita responsabilidade e continuar demostrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses será o escolhido para assumir a liderança da ROTA,porém nunca
chegue nesse cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu líder a melhorar sempre a org.Os sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que
seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-líder.
MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA:
A ROTA é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no forum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo e seja um cilvil desarmado, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
3- Não ataque orgs que atacaram a ROTA por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTA, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTA xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no fórum.
MANUAL SUJEITO A MODIFIÇÕES...
MANUAL DA ORDEM UNIDA DA ROTA
A Ordem Unida é uma atividade à prática da Chefia e Liderança e a criação de reflexos da disciplina. É a forma mais elementar de iniciação do militar na prática do comando, proporcionando os homens os meios de se apresentarem e se deslocarem em perfeita ordem, harmonia, e de desenvolverem o sentimento de coesão e os reflexos da obediência, construindo uma escola de disciplina que possibilitará que a tropa se apresente em deslocamento com aspecto enérgico e marcial, servindo ainda como treinamento de graduados no comando da tropa.
Através da Ordem Unida, a tropa evidencia claramente os índices de eficiência.
Formação
É a disposição regular dos elementos de uma tropa em linha.
Após dado o comando “Formação” no /r pelo superior, todos os membros devem imediatamente se deslocar para a HQ ROTA e posicionando-se em
fila de frente para o superior.,
O R.O.T.A em fila não deve portar armas.
Devem permanecer em silencio até segunda ordem.
O R.O.T.A Que chegar atrasado deve pedir permissão através do /r para se juntar a tropa.
Ordens
As ordens serão dadas pelo Delegado ou um dos Majores. Cargos inferiores aos citados só estarão à frente da tropa com a permissão de um superior.
Apresentar Armas:
Após o comando, todos os R.O.T.A em fila devem apresentar sua arma “M4“ e ficar em posição
Em Forma:
Com a “M4” em mãos, o R.O.T.A devem ficar em posição
Descansar:
Comando dado somente após a ordem “Em Forma”. Dado a ordem Descansar, o R.O.T.A devem ficar em posição portando em mãos a arma Desert Eagle.
Passo a frente:
Comando executado de forma individual pelo R.O.T.A, que quando for citado pelo superior deve dar um passo a frente, sem armas em mãos, e digitar /g Cargo Nick se apresentando.
Está ordem deve ser utilizada para passar informações ou funções para um membro especifico.
Toda ou qual quer informação que seja de interesse de toda a tropa deve ser passada de forma organizada, em fila.
Antes das Operações, Blitz, e outros trabalhos, os comandos de ordem unida devem ser utilizados e as informações sobre a missão passadas pelo superior.
Regras/Punições:
- Nunca interfira na área de outros policiais se eles não pedir reforço Punição: Rebaixamento ou demissão.
- Nunca fale com suspeitos com ofensas/xingamentos - Punição: Rebaixamento ou demissão.
- Não patrulhar com carro civis, apenas viaturas - Punição: Demissão
- Não usar o /m(megafone) para coisas que não sejam do serviço - Punição: Advertência.
- Nunca viole esses e as regras do servidor - Punição: Demissão
- Nunca liberar bandidos por serem ‘amigos’ - Punição: Demissão
- Nunca se envolva com traficantes - Punição: Demissão
- Manter os carros sempre abastecidos e estacionados somente na HQ - Punição: Advertência ou demissão.
- Não matar suspeitos sem dá /su em todos, mesmo que custe a sua vida - Punição: Advertência ou demissão.
- Obedecer e respeitar os superiores e sempre responder no rádio quando solicitado - Punição: Advertência
- Nunca sair em OPERAÇÃO sem autorização de um cargo 4+ - Punição: Advertência ou demissão.
- Sempre dá cobertura aos companheiros e ajudar mesmo que custe a sua vida - Punição: Advertência ou demissão.
- Somente agir em sequestros acompanhado de um cargo 3+ - Punição: Advertência ou demissão.
- Obedecer pedidos do Prefeito para segurança em eventos propostos pelo mesmo - Punição: Advertência ou demissão.
- Somente deixar a viatura estacionada fora da HQ em caso de perseguição a pé - Punição: Advertência ou demissão.
- Não limpar fichas sem autorização de um LIDER - Punição: Advertência ou demissão.
- Nunca dê mais que um /su - Punição: Advertência ou demissão.
- Nunca apreender armas em combate - Punição: Demissão.
- Nunca imobilizar em combate - Punição: Demissão
- Não invente tipos de /su - Punição: Advertência ou demissão.
- Sempre ir em pedidos de reforço, não deve ir somente quando está em perseguição ativa - Punição: Advertência ou demissão.
- Nunca RONDAR sozinho, Somente acompanhado por um colega da ROTA - Punição: Advertência ou demissão.
- Servir a ROTA de acordo com a função de seu cargo na ROTA - Punição: Demissão.
- Somente o cargo 4+ pode organizar operações - Punição: Demissão.
Funções a cargos:
[1]Recruta ROTA:
Cuida da HQ, dos presos , e ainda está em testes sendo avaliado pelo Líder e sub-líder. Já participa dos Treinamentos.
[2]Soldado ROTA:
Verifica as fichas de suspeitos, também pode fazer rondas, pode dar voz de prisão, operações com autorização de um cargo 4+. Já parcitipa dos treinamentos.
[3]1º Tenente ROTA:
Faz operações e blitz. Organiza rondas e ajuda nos sequestros. Ajuda cargos [1] e [2].
[4]Major ROTA:
Já faz parte da elite da ROTA. Pode caçar suspeitos sozinho, e também pode organizar operações e blitz. Auxilia o Líder e Sub-Líder em tudo necessário. Também ajuda no treinamento.
[5]Sub-Lider ROTA:
Responsável em ajudar todos os outros cargos. Ele comanda todo tipo de operação/blitz, e comanda alguns treinamentos. Ele que comanda quando o líder está offline.
OBS: Os comandos serão passados dentro do proprio jogo quando o mesmo for aprovado e passar no teste teorico, não é obrigado a guardar tudo não, mais mais da metade sim e tudo oque for de valor, pois neste manual tudo tem muito valor.
E também tera que sempre falar no /r com os codigos Q que estarei disponibilizando agora abaixo. Mais duvidas serão tiradas quando você já estiver na ROTA!
E também tera que sempre falar no /r com os codigos Q que estarei disponibilizando agora abaixo. Mais duvidas serão tiradas quando você já estiver na ROTA!
CÓDIGOS Q
Código Q.
QRA Nome
QRB Qual sua distancia?
QRD Qual sua localizacao?
QRG Frequencia de operacao
QRI Tonalidade dos Sinais (de 1 a 5)
QRH Sua frequencia varia
QRK Inteligibilidade dos sinais (1 a 5)
QRL Estou ocupado. Nao Interfira. P/F
QRM Interferencia de outra estacao
QRN Interferencia estatica ou atmosferica
QRO Aumente a sua potencia
QRP Diminua a sua potencia
QRQ Manipule mais rapido
QRR S.O.S terrestre
QRS Manipule mais devagar
QRT Vou parar de transmitir
QRU Voce tem algo para mim?
QRV Estarei a sua disposicao
QRW Estacao "X" chame em ..... KHz/s
QRX Aguarde sua vez de transmitir
QRY Quando sera a minha vez de transmitir?
QRZ Quem chama-me?
QSA Intensidade dos sinais (de 1 a 5)
QSB Seu sinal varia
QSD Sua transmissao e defeituosa
QSJ Dinheiro
QSL Entendido10-4
QSM Repita a ultima mensagem
QSN Escutou-me
QSO ComunicadoContato
QSP Ponte, retransmicao de mensagem para outra estacao
QST Comunicado de Interesse geral
QSU Transmitir ou escutar em .....KHz/s
QSV Transmita uma serie de "V"
QSW Transmitirei nessa ou em outra frequencia?
QSX Escutarei sua chamada em ....... KHz/s
QSY Vou transmitir em outra frequencia
QSZ Devo transmitir cada palavra ou grupo?
QTA Anule a mensagem anterior
QTB Concordo com a sua contagem de palavras
QTC MensagemNoticia
QTH Local da Estacao
QTR Horas
QTX Sairei por tempo indeterminado
QUD Recebi seu sinal de urgencia
QUF Recebi seu sinal de perigo
QAP Permaneca na escuta
10-0 USO CUIDADO
01/10 Não é possível copiar - MUDANÇA DE LOCAL
02/10 bom sinal
03/10 interromper a transmissão
04/10 AGRADECIMENTO (OK)
05/10 RELAY
06/10 OCUPADO - ESPERA NÃO SER URGENTE
10-7 fora de serviço
08/10 NO SERVIÇO
09/10 REPEAT
10/10 LUTA EM ANDAMENTO
11/10 CÃO DE CASO
12/10 ESPERA
13/10 Informação Meteorológica - RELATÓRIO ROAD
14/10 RELATÓRIO PROWLER
15/10 perturbação da ordem pública
16/10 distúrbio doméstico
17/10 CONHEÇA QUEIXOSO
18/10 RAPIDAMENTE
19/10 RETURN TO
20/10 LOCALIZAÇÃO
21/10 TELEFONE
22/10 DESCASO
23/10 CHEGOU EM CENA
10-24 tarefa concluída
25/10 encontrar-se com ...
26/10 detentora assunto, EXPEDITE
27/10 MOTORISTAS DE INFORMAÇÃO DE LICENÇA
28/10 VEÍCULO INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO
29/10 VERIFICAR QUERIDO
30/10 uso desnecessário de RADIO
31/10 CRIME EM ANDAMENTO
10-32 homem com arma
10-33 EMERGÊNCIA
10-34 RIOT
10-35 MAJOR CRIME DE ALERTA
10-36 tempo correto
10-37 ( INVESTIGAR ) veículo suspeito
10-38 PARAGEM veículo suspeito
10-39 URGENTE - usar a luz , sirene
10-40 SILENT RUN - NO LUZ , sirene
10-41 INÍCIO TOUR OF DUTY
10-42 TÉRMINO TOUR OF DUTY
10-43 INFORMAÇÕES
10-44 permissão para sair . . . FOR. . .
10-45 ANIMAL CARCASS AT . . .
10-46 ASSIST MOTORISTA
10-47 EMERGÊNCIA ROAD REPAIR AT . . .
10-48 TRÁFEGO PADRÃO REPAIR AT . . .
10-49 SEMÁFOROS OUT AT . . .
10-50 ACIDENTE ( FATAL , LESÃO CORPORAL , danos à propriedade )
10-51 WRECKER NECESSÁRIO
10-52 AMBULÂNCIA NECESSÁRIO
10-53 estrada bloqueada AT . . .
10-54 GADO NA ESTRADA
10-55 DUI SUSPEITA
10-56 PEDESTRE INTOXICADO
10-57 Hit and Run ( FATAL , LESÃO CORPORAL , danos à propriedade )
10-58 tráfego direto
10-59 CONVOY OU ESCORT
10-60 SQUAD na vizinhança
10-61 ISOLADO AUTO DE MENSAGEM
10-62 Responder à mensagem
10-63 preparam para fazer ESCRITA COPY
10-64 MENSAGEM PARA ENTREGA LOCAL
10-65 NET mensagem de atribuição
10-66 mensagem de cancelamento
10-67 claro para NET MENSAGEM
INFORMAÇÕES 10-68 ENVIO
10-69 mensagem recebida
10-70 INCÊNDIO
10-71 ADVISE natureza do fogo
10-72 RELATÓRIO DE PROGRESSO NO FOGO
RELATÓRIO 10-73 FUMO
10-74 NEGATIVO
10-75 EM CONTACTO COM . . .
10-76 rota. . .
10-77 ETA ( chegada prevista TIME)
10-78 NECESSIDADE DE ASSISTÊNCIA
10-79 NOTIFICAR JUIZ
10-80 PERSEGUIÇÃO EM ANDAMENTO
10-81 bafômetro
10-82 Reserve Hospedagem
10-83 trabalho escolar XING AT . . .
10-84 se a reunião . . . ADVISE ETA
10-85 atrasado devido a . . .
10-86 DIRETOR / OPERADOR NO DEVER
10-87 PICKUP / DISTRIBUIR CHEQUES
10-88 PRESENTE número de telefone . . .
10-89 Ameaça de Bomba
10-90 BANCO DE ALARME EM . . .
10-91 PICK UP PRISIONEIRO / ASSUNTO
10-92 VEÍCULO ESTACIONADO IMPROPRIAMENTE
10-93 BLOQUEIO
10-94 DRAG RACING
10-95 PRISIONEIRO / ASSUNTO NA CUSTÓDIA
10-96 10-96 ASSUNTO MENTAL
10-97 CHECK ( TEST) SINAL
10-98 PRISÃO / Jail Break
10-99 QUIS / INDICAÇÃO ROUBADO
Gírias
Agua de Eloquencia Cachaça
Atras do toco So Ouvindo
Asa Dura Aviao
Anzol Policia rodoviaria
Anel Primo
Ana Maria (AM)
Acoplamento Reuniao
Bigodeira Interferencia
Baixa frequencia Telefonema
Barra Movel Veiculo
Barra Nautica Barco
Banheira Mar
Batente Trabalho
Bicorar Pedir pra falar
Break Pedir pra falar
Botina Amplificador de (RF)
Botina Branca Medico
Botina Preta Militar
Bailarina Caneta
Balaio Bagunça
Bruxa Ventania
Bobo Relogio
Bigode-a-metro Pessoalmente
Copiar Escutar
Capacete Sogro
Cha de urubu cafe
Cha de Piriquito Chimarrao, Mate
Canaleta Canal
Chapeu de Scack Telhado
Casa de Beijo Motel
Curto-circuito Briga
Cristalografia Familia
Cristal Esposa
Cristalina Filha
Cristaloide Filho
Carvao Esposo
Comer Barbante Esperar
Chuva Artificial Banho
Centelha Neto
Caixinha-Preta Radio Transmissor
Coruja Escuta
Carga Pesada Caminhao
Carga Pesada Bonequinha Onibus
Chucrutar Aumentar os canais
Dois metros Dormir
Espiras Dinheiro
Esparadrapo Irmao
Feijao Queimado Amante
Fio Maravilha (FM)
Feiticeiro Tecnico de radio
Fundo de poco Sinal Baixo, fraco
Gordurames Comida
Grega Viagem
Lilico Amplificador Linear
Loura Suada Cerveja
Levanta a Saia Baiana (LSB)
Lambari Estacao Fraca
Linha de 500 Telefonema
Munheca de *** Operador Novato
Modular Falar
Macaco Preto Telefone
Musiqueiro Radio
Mosca Branca Zona de Silencio
Orelha Visinho
Pe-de-pato Navio
Pitimbado Doente, quebrado
Portadora Transmicao sem fala
Papai Noel DENTEL
Pirambeira Sai, desaparacerer
Pipoca Afilhado
Pica_Pau Manipulador/Telegrafia
PX-Maior DEUS
Para-Raio Sogra
Primeiríssima Mae
Pe-de-borracha Carro
Pe-de-ferro Trem
Pe-de-sola A pe
Q T O Sanit rio
Perneta Colega
Roger Cambio, RR
Reco-reco nas costelas Abraço
Shack Local da estacao
Santiago Sinal
Trapissunga Aparelhagem
Turmalina Namorada
Tapete Branco Papel
Tapete Preto Asfalto
Tubarao Estacao Forte
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